A Prefeitura tem reforçado as várias frentes de ações para o combate à dengue, na tentativa de frear o aumento do número de casos notificados da doença. Para se ter uma ideia da situação, na quinta-feira (29/2), Contagem registrou 13.370 casos suspeitos de dengue, 14 óbitos em investigação e um confirmado. Atenta aos casos de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) no município, a administração municipal tem feito uma série de ações pela cidade, de forma regionalizada e eficaz.
Mutirões de limpeza estão sendo realizados todas as semanas, nas áreas consideradas de maior risco para proliferação do mosquito. Já foram recolhidas mais de 12 mil toneladas de resíduos pelos mutirões que terão continuidade esta semana. O carro fumacê com o inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) pesado está sendo utilizado das 6h às 9h e das 16h às 21h, em vários pontos da cidade, além da borrifação (bloqueio químico de transmissão) nas residências e áreas de risco para a proliferação do mosquito.
A Vigilância Sanitária está fazendo a notificação de limpeza dos imóveis e a Fiscalização de Posturas dos proprietários dos lotes vagos que não obedecem a legislação. As equipes de saúde têm atuado de forma incansável na instalação e manutenção de armadilhas para os ovos, larvas e mosquitos adultos, as chamadas ovitrampas, e a nova tecnologia do mosquitrap, bem como na vistoria e tratamento de pontos estratégicos, sendo todas atividades monitoradas por veterinários capacitados.
Outra medida importante que foi intensificada são as visitas de rotina dos agentes de combate a endemias (ACEs) às residências, com o intuito de verificar a presença de focos de mosquito, fazer o tratamento focal, que consiste na aplicação de larvicida e eliminação destes focos, e orientar a população sobre as medidas de controle.
Além disso, a Prefeitura vem monitorando diariamente toda a rede SUS Contagem e ampliou a capacidade de atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e instalou a Central de Hidratação Eldorado.
Segurança e conscientização
Para que o trabalho dos ACEs seja eficaz, é importante que ele seja recebido pela população. Para segurança dos moradores, os agentes podem ser identificados pelo uniforme ou pela camisa amarela da campanha “Alerta contra o mosquito” e pelo crachá de funcionário da Prefeitura de Contagem. Para isso, na última semana de fevereiro, a Prefeitura distribuiu para as equipes de ACEs crachás e novos uniformes. A medida visa auxiliar a identificação do ACE pela população, principalmente, durante as visitas nas residências que estão sendo intensificadas no município.
“Os agentes fazem a visita domiciliar para orientar os moradores e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Preferimos trabalhar com a educação e orientação, e, em último caso, fazer o tratamento. São vistoriados locais propícios para focos como vasos de planta, piscinas, geladeiras, tonéis e caixas d’água, por exemplo. Em caso de irregularidades, os agentes instruem o morador a adotar os procedimentos adequados”, disse a supervisora de campo, Emília Silva Santos.
Moradora do distrito Riacho, Maria do Carmo, recebeu a visita dos agentes na tarde da última segunda-feira (26/2) e contou um pouco sobre a ação: “Foi tranquilo identificar os agentes. Eles conversaram sobre como funciona a visita e foram muito agradáveis”, relatou.
Trabalho em equipe
Desde o início do ano, a Prefeitura tem feito a parte dela e intensificado as ações para eliminar os focos do mosquito transmissor. Mas para ganhar a batalha contra o Aedes aegypti, a população também precisa colaborar, fazendo sua parte. Confira as principais medidas que você pode adotar para combater a dengue:
Manter calhas sempre limpas
Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo
Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
Limpar os potes de água para animais
Retirar água acumulada na área de serviço, recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa
Fazer o uso constante de repelentes com icaridina
Aplicar telas (podem ser feitas de filó) em janelas e portas
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Fábio Silva/PMC